sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Férias!!!

Finalmente chegou o momento por que esperávamos já há muito tempo… É tempo de descansar, apanhar sol, passear, dar uns mergulhos, curtir o Verão…

Até à volta!

IMG_0944

E antes de irmos de férias…

Obrigado Ângela, é a imagem mais linda que já vi! Obrigado!

IMG_1458

Found You

A nossa última experiência foi uma visita àquele que dizem ser o melhor restaurante de Fondue em Lisboa. Fica no meio do Bairro Alto, o que complica o acesso e estacionamento mas facilita a saída para beber um copito a seguir ao jantar.

Trata-se de um restaurante de Fondues nas suas diferentes variações e texturas, tradicional e inovador, vegetariano, exótico, refrescante, queijo ou marisco. O espaço é agradável e jovial, com bom arejamento, essencial ao cozinhar em Fondue. Cada mesa tem o seu extractor de fumos, um conceito inovador para os espaços dedicados a este tipo de especialidade.

Começámos por uma tempura de vegetais com molho de ostra. Estava delicioso, uma perfeita companhia à garrafinha de Muralhas que íamos bebendo. Como prato principal escolhemos um Fondue (era um bocadinho óbvio, não era?) de peixe e camarão. Tinha salmão, atum e um peixe branco, que pensamos ser pampo (não temos a certeza) e camarão. O peixe vinha em boa quantidade e tinha aspecto de ser fresco, tanto que me apeteceu fatia-lo e comer como sashimi… Se o peixe tinha um aspecto divinal, os molhos que acompanham os Fondues não lhe ficavam nada atrás. Havia molho de cocktail, de gengibre com mel, de alho, de manga, de mostrada e também molho picante. Todos eles, sem excepção, eram muito frescos, bem temperados e cheios de sabor e fragrância.

fondue

Para finalizar escolhemos  um fondant de chocolate e chá verde, acompanhado de frutas e chantilly.

Não sabemos se este será realmente o melhor restaurante de Fondue de Lisboa, simplesmente porque não costumamos frequentar os outros para poder comparar. O que sabemos é que se come muito bem, com bom ambiente e bom ar. Se gostarem de Fondue, experimentem!

http://www.foundyou.com.pt/

Obrigado Anjinha!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sushi Ya

logo_barraE quando nós pensávamos que já tínhamos eleito o restaurante de eleição em Lisboa descobrimos o Sushi Ya. Todos sabem como somos apreciadores de um bom sushi, basicamente já visitámos todos os restaurantes que conhecemos em Lisboa, desde os mais tradicionais, aos restaurantes de fusão, dos self-service aos mais eclécticos.

A nossa preferência vai mais para o Sushi de fusão, pela variedade de sabores e texturas que proporciona, e pela inovação que apresenta. Nesse sentido, o Rock’n Suhi tem sido a nossa escolha de eleição nos últimos anos, por motivos já mais que discutidos neste blogue. Recentemente fomos ao “QB à noite”, em Oeiras, que prometia muito pelas variadas recomendações que ouvimos. Sem dúvida que é um restaurante de topo no mundo dos sushi lounges, muito boa qualidade e variedade mas nunca ficámos surpreendidos com aquilo que comemos e muito menos com a rapidez de serviço ou simpatia de atendimento. É bom, mas, para nós, não é melhor. Pelo menos fica como uma boa alternativa.

Como sabem nós mudámos para a Ajuda há pouco tempo e, apesar de não estarmos muito longe do nosso poiso favorito, foi com agrado que vimos abertura de um sushi lounge perto da nossa casa nova. Finalmente arranjámos tempo para dar lá um saltinho e foi um espectáculo. O ambiente é muito relaxado, a comida é de muito boa qualidade mas, acima de tudo, queremos ressaltar a surpresa que foi poder comer algo verdadeiramente diferente. Todos os pratos foram uma surpresa de sabor e aspecto inovando bastante em relação ao que já tínhamos provado noutros sítios. Mais curioso ainda o facto de que em 4 makis, apenas 1 ser enrolado em alga nori, os outros foram enrolados em folha de arroz, massa tempura, etc. O menu é muito variado e, ressalvo de novo, foge bastante aos cânones do sushi, entrando bem dentro do sushi de fusão, embora tenha também todos os pratos que deliciam os amantes das formas mais tradicionais do sushi. O atendimento é simpático e o serviço não me pareceu lento. Em relação ao preço, pareceu-me mais ou menos em linha com os outros restaurantes de sushi desta categoria, por isso não nos assustou.

Entrámos sem expectativas, saímos deliciados e cheios. Fortemente recomendado.

sábado, 22 de agosto de 2009

Vai chegar em Setembro

Anunciamos em 1ª mão que, depois da nossa semana de férias, na 1ª semana de Setembro, vai chegar o 3º elemento da nossa família.

Podemos também adiantar que este 3º elemento tem muito pêlo, 4 patas e irá fazer muito miau.

Neste momento estamos no processo de escolha. Andamos a ver sites com ninhadas de gatinhos abandonados:

http://www.uppa.pt/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

http://www.mundodosanimais.com/foruns/anuncios-e-apelos/

http://adoptapet.weblog.com.pt/arquivo/cat__gatos_bebes_16_meses.html

http://www.felinus.org/index.php

Se alguém tiver conhecimento de um amigo/conhecido que tenha uma gata bebé para dar, por favor podem deixar o contacto.

Condicionantes: Tem de ser fêmea; mínimo 2 meses, tem de ser abandonada/rafeira, brincalhona e curiosa.

Salada César

Para os amantes de saladas aqui vai uma maneira de fazer uma salada César rapidamente e deliciosa.

Para começar, o melhor é comprar um pacote de salada preparada, trás já a mistura certa de folhas, croutons e o molho certo para este prato. À parte prepara-se fatias de cogumelos frescos salteados com bacon e grelham-se peitos de frango, temperados com sal e pimenta a gosto. Depois do frango estar grelhado basta cortar em fatias finas, misturar tudo numa tigela grande e adicionar o molho. Estava deliciosa!

IMG_1374

IMG_1378 IMG_1381

IMG_1424 IMG_1429 IMG_1437

Parque Mayer

O Parque Mayer já foi o maior local de divertimento para a povoação de Lisboa. Situado na maior artéria da capital tem o potencial para ser um ponto de atracção e de agregação dos Lisboetas em torno das artes.

É uma pena ver aqueles espaço, outrora de grande prestígio, em avançado estado de degradação, pouco convidativo, basicamente disforme da sua anterior grandeza. Espero que se ultrapassem as polémicas e processos de tribunal, que tudo se resolva a bem da população e acabem por renovar aquele espaço de cima a baixo, comecem pela entrada, renovem todos os teatros, convertendo alguns em locais de concerto, outro em local de apoio ao teatro amador e outro numa casa de espectáculos de renome. Sirvam isto tudo com estacionamento renovado e restaurantes mais apropriados e teremos um local de sonho. Infelizmente não me parece que vai ser isto o que irão fazer naquele espaço mas pelo menos até lá nota-se a tentativa de trazer nova vida aquele espaço com a iniciativa “Lisboa ao Parque”.

Na passada quarta-feira estivemos lá para assistir a um espectáculo do Francisco Menezes e concerto dos DaWeasel. Infelizmente, devido à hora precoce a que acontecem estes espectáculo já não chegámos a tempo de ver a comédia do Francisco Menezes mas o concerto valeu bem a pena devido ao alinhamento especial que os DaWeasel nos prepararam, com muitos lados B que nunca tínhamos ouvido ao vivo.IMG_1355Sei que muita gente não vai gostar de ler estas palavras mas é preciso dizer, deixem morrer a Revista e modernizem aquele espaço para que volte a ser útil à cidade.

Variar com as batatas fritas

Depois da nossa sugestão sobre um arroz diferente, lançamos uma sugestão sobre uma forma alternativa de servir batatas.

Já toda a gente comeu batatas fritas mas aposto que toda a gente sabe que não é a comida mais saudável, que tem muita gordura, etc. A nossa sugestão é muito simples, é mais saborosa, mais rápida, mais saudável e mais saborosa… raios, disse essa duas vezes, deve ser mesmo muito bom…

Cortem as batatas às rodelas ou cubos, não muito grandes, adicionem sal, alho picado, azeite e alecrim. Amassa-se a mistura um bocadinho, para distribuir bem o azeite e os temperos, e leva-se ao micro-ondas durante 10 minutos, ou até ficarem douradas.

IMG_1342Alt É uma maneira mais simples  de fritar as batas, usa-se menos gordura e obtém-se mais sabor. De novo, façam e depois digam se gostaram.

IMG_1347Alt

Variar com o arroz

Nunca vos aconteceu estarem a planear um refeição mais especial e acabarem por acompanhar com um arroz básico? No outro dia íamos para fazer uma arroz cozido para acompanhar um prato de frango e começámos a pensar no que podíamos fazer para variar um pouco este acompanhamento tradicional e acabámos por criar aquilo que acabamos por chamar de arroz provençal (marca não registada…).

Começámos por fazer um refogado, fritamos o arroz, adicionámos um pouco de vinho branco e deixámos apurar. De seguida adicionamos o dobro do volume do arroz em água  e algumas ervilhas para dar cor e textura ao prato. Neste momento devem estar a pensar que estamos loucos e que acabámos de descrever um arroz de ervilhas bastante básico… Pois, mas ainda falta o ingrediente secreto, que saiu depois de muito pensar e olhar para a gaveta de ervas e especiarias, e que acaba dando o nome ao prato. O tempero foi feito com sal e pimenta a gosto, oregãos e… ervas de Provence. Acreditem, fica um espectáculo, com um gosto que nos fez lembrar um arroz de carquejas que comemos em Gouveia  há uns meses atrás. Experimentem e depois digam se gostaram.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Rescaldo

Com muito orgulho, podemos anunciar que temos casa para grandes festas.

Como anunciado no post anterior demos a nossa 1ª grande festa para cerca de 14 pessoas.

Os convidados começaram a chegar por volta das 12:30, sendo que a maior parte deles chegou por volta das 13:30.

Na mesa sentaram-se 11 pessoas e as 3 crianças que estavam no grupo sentaram-se nos puffs da sala de estar, em frente à televisão, com um filme de animação a passar.

Foram servidas várias entradas, entre elas uma nova receita da Angie, vol-au-vent de bacalhau, que teve muitos apreciadores, apesar de que a entrada com mais saída (?) foi a salada de polvo.

Para pratos principais tivemos por ordem de apreciação: frango agri-doce; bacalhau com broa e frango assado, todos servidos com uma salada bem variada com o tempero especialíssimo do Alex.

Para terminar foi servido um fondue de chocolate e o bolo de aniversário.

IMG_1272 Após servirmos os cafés, começou a verdadeira festa....... que durou até às 22:30.

Quando nos estamos a divertir, o tempo passa a correr e foi isso mesmo que aconteceu. Tivemos várias secções de duetos, artistas a solo e também verdadeiras batalhas musicais, tudo graças à nova aquisição do SingStar. Com a ajuda do Buzz Quiz Show, tivemos também batalhas de perguntas e respostas. Informamos que foi o grupo da Angie que ganhou, após uma grande reviravolta mesmo no final do jogo. O mais importante é que toda a gente jogou um bocadinho e penso que toda a gente se divertiu, de miúdos a graúdos.

Com o adiantar da hora os nossos convidados acabaram por jantar lá em casa.

Ambos achamos que a festa foi um sucesso, pois este encontro que deveria ter sido apenas um almoço de família, acabou por se tornar num almoço/lanche/jantar cheio de risadas e boa disposição.

Ficou no ar o pedido de repetição deste serão maravilhoso.

Estamos bastante contentes com o resultado obtido, venham agora as próximas festas, pois adoramos ter a casa cheia.

Após as férias de Verão, o Outono vai entrar com pelo menos mais 3 festas na manga.

Será que você, leitor deste blogue, estará convidado?

Tomem atenção ao vosso e-mail nos próximos tempos..... Ah! Ah! Ah! (tradução: riso maléfico)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Às Escuras

Nada melhor do que uma experiência como prenda de aniversário.

Foi isso que aconteceu, ontem dia 06/08/2009, fomos jantar a um restaurante totalmente diferente, não só pelo estilo de comida, como pelo facto de se comer totalmente às escuras.

O jantar foi no Restaurante Bem-me-quer na Praça do Chile.

Bem me quer_01 logoesquerda_jantares

Chegámos à hora marcada para o jantar, tendo sido recebidos pela D. Paula, proprietária do restaurante, que nos explicou o que se iria passar. Nada de tentar fazer batota e acender isqueiros ou telemóveis: estão proibidos na sala escura.

Fomos encaminhados para a sala escura com os olhos fechados e lá já nos aguardava a D. Ana, pessoa que nos iria acompanhar durante todo o jantar. É ela que nos encaminha para a mesa, explica a posição dos objectos na mesa e descreve o que vamos comer.

Pequena nota, a D. Ana é uma pessoa invisual.

O menu de degustação foi fantástico, o mesmo incluía uma entrada, três sopas, três pratos e quatro sobremesas.

Como não conseguimos ver nada do que estamos a comer, os outros sentidos estão completamente apurados. Cada dentada na comida era uma surpresa, os vários sabores e cheiros iam despertando todo o tipo de emoções.

Este menu é elaborado pela D. Paula em parceria com o Cooking Lab, partindo de uma base de cozinha vegetariana e foi feito especialmente para convocar todos os sentidos neste jogo de identificar não só os sabores, mas os cheiros, os sons, as temperaturas, as texturas.

Imaginem-se a comer algo parecido com a textura do algodão doce, mas com sabor a leite-creme? Fantástico.

Até agora, as receitas do Cooking Lab continuam a surpreender-nos e mal podemos esperar pela próxima oportunidade de provar iguarias da cozinha molecular.

Para não variar existem pessoas que não se sabem comportar e infelizmente na mesma sala onde estávamos a jantar havia um grupo de 6 pessoas que eram bastante, como poderemos dizer.... estúpidas.

Falavam muito, mas mesmo muito alto, e de vez em quando lá aparecia um telemóvel ligado. Depois se não era o telemóvel era o Ipod... Se o ruído produzido por eles já era incomodativo, cada vez que aqueles aparelhos se ligavam acabavam por iluminar um pouco a sala, quebrando o ambiente e o espírito daquele jantar. Reclamamos algumas vezes com eles e inclusive teve de vir a D. Paula tentar por ordem na casa. Houve outro casal que lá estava que se foi embora antes dos cafés porque já estava a achar aquilo insuportável.

No final ainda deu tempo para falarmos um pouco com a proprietária do restaurante que nos pediu imensas desculpas e sugeriu-nos voltar lá novamente e que nos iria “encaixar” numa noite em que não haja grupos. Ela confirmou que quando há jantares para grupos acontece sempre qualquer coisa que não deveria. É claro que dissemos logo que iríamos aceitar o convite com muito agrado.

Recomendamos vivamente este restaurante e esta experiência. Ganhem confiança e deixem-se guiar por um mundo totalmente diferente.

Obrigada Alex por mais uma experiência INESQUECIVEL!

Sites para descubrir:

http://www.bem-me-quer.pt/

http://www.cookinglab.net/

escuras2

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O GRANDE desafio

Aproxima-se a passos largos o grande teste da nossa nova casa.

Neste momento já lá estamos a morar, apesar de ainda termos algumas coisas na outra casa.

Até agora tudo o que pensámos a nível de organização está a funcionar às mil-maravilhas.

Dia 09 de Agosto, o dia do grande desafio, vamos fazer a nossa 1ª festa com cerca de 14 pessoas, tudo família. Vamos ver se o que idealizamos para a nossa casita funciona também com muita gente.

Temos plena confiança de que tudo irá correr bem.

Desaparecidos

Depois de um ano e alguns meses desaparecidos, os bonecos do nosso bolo de casamento finalmente apareceram.

Durante o tempo que passou tivemos bastantes suspeitos do rapto, mas como ninguém dava sinal de nada as nossas suspeitas foram caindo por terra.

Foi só no almoço/lanche/jantar convívio com os antigos combatentes do Bando de Irmãos que os bonecos foram devolvidos.

IMG_1265

Ficamos bastante surpreendidos pois nunca pensamos que as pessoas em questão fossem as “culpadas”.

Resta dizer que os bonecos estão bem de saúde, não foram maltratados e que neste momento já estão na prateleira que lhes estava destinada.

Os reformados do Bando de Irmãos 7

banner v2No passado dia 12, fomos brindados com o convívio dos antigos combatentes do Bando de Irmãos, na casa do Seu Marajá LM.

Foi bastante bom ver novamente a antiga equipa toda junta. Como não poderia deixar de ser, falou-se muito sobre o passado, grandes recordações!

Houve tempo para falar dos novos projectos de cada um, autógrafos nas camisolas e no poster da equipa, vimos alguns dos nossos jogos antigos e também deu tempo para jogarmos várias partidas de snooker.

IMG_1233

Foi um domingo muito bem passado, cheio de recordações e saudade.

O próximo encontro será na nossa nova casa, mas só lá para Setembro.

Esperamos que esteja também apinhada de malta. Aproveitamos para informar que snooker não há, mas temos alternativas bastante interessantes.

Currahee!!

Desculpas

Pedimos desculpa a todos os que seguem o nosso blogue, pelos dias em que não escrevemos nada, mas como deverão de compreender isto de fazer mudanças e de montar móveis não é nada fácil.

Finalmente podemos respirar de alívio pois os dias de chegar a casa e pegar na chave de fendas e no berbequim acabaram.

No sábado passado montámos o último móvel. Agora vamos dedicar mais tempo àquilo de que mais gostamos: Novas experiências.

Levantando um pouco o véu sobre o que vem por aí: - Próxima 5ª feira (06-08-2009) vamos jantar a um restaurante com um conceito bastante diferente, e mais não dizemos...