terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aderimos à saga de vampiros

DSC_0193

Esta irá ser a nova personagem da tal saga do twilight: Nori a gata vampira.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pão “Vaudois”

É incrível como variando a forma que damos ao pão, a mesma massa fica com um sabor diferente!

Temos andado a experimentar várias formas de pão para fazer no forno e esta foi mais uma daquelas que impressionou pelo sabor.

A massa é da mais básica: 300ml de água; 250gr de farinha de trigo 55; 250gr de farinha de trigo integral; 2 colheres de chá de sal;  1 saqueta de fermento de padeiro; 2 colheres de sopa de glúten de trigo,

Colocámos todos os ingredientes na cuba da MFP, pela ordem apresentada, e usámos o programa “Massa”. Quando o programa terminou colocámos farinha por cima da bancada e retirámos a massa levedada da MFP. Tiramos um pedaço com cerca de 90gr, o qual trabalhamos em forma de bola. Trabalhamos a restante massa da mesma maneira. Cobrimos com um pano húmido e deixamos levedar, durante 15 minutos.  Enfarinhamos bem a bola maior e marcamos uma cruz com a ajuda de um pequeno rolo. Colocamos a bola pequena no centro desta cruz e colocamos o pão num tabuleiro.DSC_0452Apertamos o pão à volta da pequena bola central com a palma das mãos. Deixamos levedar durante mais 50 minutos novamente debaixo de um pano húmido. Pré-aquecemos o forno a 230º e quando colocámos o pão no forno, deitamos um copo de água na pingadeira do mesmo. Não esquecer de enfarinhar o pão, para dar aquele aspecto delicioso.DSC_0462

Calzone mais caseira que isto é impossível

Este fim-de-semana demos mais uma utilidade à MPF e fizemos a massa para umas calzones.

Muito fácil de fazer:

Massa: 1 chávena de água morna; 1 colher de chá de sal;2 colheres de sopa de azeite; 3 chávenas de farinha 55; 1 colher de chá de fermento.

Colocar todos os ingredientes na máquina pela ordem apresentada e iniciar o programa “Massa”. Quando o ciclo terminar retirar a massa para a bancada polvilhada de farinha e amassar por mais 2 a 3 minutos. Dividir a massa no tamanho desejado (nós dividimos em 3), esticar de forma a obter um circulo de cerca de 20 cm de diâmetro. Rechear a calzone a gosto.

Nós fizemos o molho de tomate do Jamie Oliver (base: tomate em pedaços com manjericão) e recheamos com salame, bacon, cogumelos e mozzarella.

Dobrar a massa de modo a que o recheio fique no interior e apertar o bordo. Aquecer o forno a 200ºC e cozer cerca de 20 a 25 minutos ou até que tenham crescido e ficado dourados.

DSC_0499Já ficou prometido nova refeição de calzone e também uma refeição de pizza. Acho que vamos deixar de mandar vir pizzas. Pedimos desculpa aos senhores da Tele-Pizza, foi bom enquanto durou…

O Pavilhão Atlântico ao rubro

No passado dia 08 de Novembro foi um dos dias que custou a passar, pois nunca mais era hora do fantástico concerto dos Rammstein.

Para quem não se lembra, foi em meados de Junho que comprámos os ingressos para ir assistir a uma das bandas preferidas da Angie.

Os preciosos

Opinião do Alex: Os Rammstein dão um espectáculo ímpar no mundo da música. Tudo está feito para prender os espectadores no palco. Música atrás de música surgem novos detalhes, como se se tratassem de actos numa peça de teatro. O próprio Till evita comunicar por palavras com o público, como que para evitar cortar o estado de transe em que se entra com toda a teatralidade. Ah, e parece que também há boa música pelo meio… Há cerca de um ano estivemos no Atlântico para o concerto do Ano, este não lhe ficou nada atrás.

Opinião da Angie: Quando é que eles voltam? É já amanhã? Podemos ir ver outra vez? Acho que consegui pôr o “bicho” no Alex! Esperemos que não seja necessário esperar mais 5 anos para os voltar a ver ao vivo.

Du Hast (este vídeo não é da nossa autoria)

Obrigado à Ana e ao Nuno pela companhia!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Agarrar as oportunidades

Esta mensagem é da inteira responsabilidade da Angie.

(isto parece a lenga-lenga dos tempos de antena)

Sempre me disseram que quando uma oportunidade surge, deveremos agarra-la com as duas mãos, não vá ela fugir. E foi mesmo isso que aconteceu com o Alex.

Como bom adepto da fotografia que ele é, nada como uma máquina SLR que faça babar qualquer fotografo. A oportunidade chegou pelas mãos de um dos meus irmãos, que estava a trocar de câmara e como ele sabia que o Alex também adora fotografia, nada melhor que fazer uma boa proposta.

Vamos ver se eu consigo descrever a reacção do Alex quando recebeu a SLR nas suas mãos. Conseguem imaginar uma criança na noite de Natal a desembrulhar um presente e ela acaba de descobrir que aquele embrulho que tem nas suas mãos, é o presente que sempre desejou receber? Conseguem imaginar este cenário?

Pois bem, essa foi a reacção do Alex.

Aqui ficam algumas imagens para recordar as horas seguintes ao desembrulhar o presente…

O Alex a ler o manual de instruções:DSC_0065O Alex a agarrar a sua oportunidade com as duas mãos:IMG_2808 IMG_2810Escusado será dizer que quer eu quer a Nori, temos sido as vitimas da nova objectiva, mas para ser sincera, a vitima maior está mesmo a ser a Nori.

Fotos já com a maquina novaDSC_0019 DSC_0141

Aqui entre nós que ninguém nos ouve, acho que quando ela vê a máquina foge a sete pés.

Viagem ao Médio Oriente em meia hora

Esta semana resolvemos viajar com o nosso paladar até ao Médio Oriente e fazer um jantar diferente para nós os dois. Na dispensa já tínhamos há algum tempo uma embalagem de cuscuz que não teimava a inspirar-nos. Até que nesta segunda-feira existiu inspiração...

Costeletinhas de Borrego com Cuscuz

Temperámos as costeletas de borrego com alho picado, cominhos, coentros, sumo de limão, azeite, sal e pimenta. Deixámos a marinar enquanto preparávamos os cuscuz.

Colocámos os cuscuz numa tigela e juntamos um pouco de cominhos, canela e coentros. Juntamos depois o caldo de galinha bem quente, isto numa proporção de 1 medida de cuscuz para 2 medidas de caldo. Misturámos tudo muito bem e tapámos a tigela e deixámos repousar para tratarmos das costeletas.

Aquecemos bem a grelha e grelhamos as costeletas, mais ou menos 10 minutos, virando-as uma vez.

IMG_2760

Depois é só servir e comer enquanto tudo está quente. Delicioso.

IMG_2766 IMG_2767Foi a primeira vez que nos aventuramos a fazer Cuscuz e adorámos o sabor, textura e versatilidade deste ingrediente. Já começaram a chover ideias para os próximos pratos...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Lanche das 5

Neste domingo que passou tivemos cá em casa 2 grandes amigos que dentro de algum tempo vão passar a ser 3 grandes amigos: A Rita, o Mestre e o pequenino Guilherme.

Para variar não fizemos um almoço ou mesmo um jantar, mas sim lanchezito. Aproveitámos e fizemos mais um pão no forno e umas bolachinhas típicas para chá.

Bolinhos de Canela

Dissolver 12gr de fermento de padeiro em 1 dl de leite. Juntar ao leite 320gr de farinha, 70gr de açúcar e 1 colher de chá de canela. Amassar e deixar repousar cerca de 20 minutos num lugar quente. Depois deste tempo, voltar a amassar e fazer pequenas bolinhas e colocar-las num tabuleiro com manteiga e farinha. Deixar levedar novamente em local quente durante 15 minutos. Por fim, pincelar com 1 gema de ovo e levar ao forno a 170º, por cerca de 15 minutos.

IMG_2782IMG_2789 

Bolachinhas em Espiral

Bater 150gr de açúcar com 100gr de margarina até obter um creme. Juntar 1 ovo e 150gr de farinha com 1 colher de sopa de fermento em pó. Continuar a mexer até obter uma massa homogénea. Adicionar mais 150gr de farinha, misturando com uma colher de pau. Retirar da massa cerca de 1/3 e juntar a esta proporção 1 colher de sopa de cacau em pó, previamente misturado com 1 colher de sopa de leite. Deixar as 2 massas a repousar durante 1 hora no frigorifico. Estender a 1 massa, com a ajuda de um rolo e de farinha, num rectângulo com 0,3cm de espessura. Por cima estender a massa com o cacau e enrolar apertando bem. Embrulhar o rolo em folha de alumínio e colocar no congelador durante 1 hora. Cortar o rolo em fatias com cerca de 0,5cm de espessura e colocar-las deitadas num tabuleiro com manteiga e farinha. Levar ao forno a 200º, por cerca de 8/10 minutos.

 IMG_2794 IMG_2800DSC_0024Pão Coroa de Espigas

Fizemos um pão de mistura com sementes e resolvemos dar-lhe uma forma diferente. Fizemos uma coroa com a massa levedada, e antes de a colocar no forno, enfarinhamos a massa e cortamos com uma tesoura. Removemos cada ponta para o exterior, e o resultado foi muito bom.

DSC_0128 DSC_0132DSC_0137Adoramos fazer sempre qualquer coisa especial para pessoas especiais e desta vez não foi excepção. Obrigado pela companhia.