quarta-feira, 23 de junho de 2010

Convite: Alma Poeta

Até nos sentimos importantes quando aparecem estes convites. Será que vai haver passadeira vermelha? Será que a televisão vai estar presente para fazer a cobertura deste evento?

Infelizmente não vamos poder estar presentes para confirmar, mas fica aqui o convite para quem quiser dar um saltinho à Livraria.

convite_alma_de_poeta[1]

Sofia, desejamos-te toda a sorte do mundo neste novo desafio.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Lombinho de porco recheado com farinheira

Para experimentar o forno já reparado, nada melhor que um assado à moda antiga.

Abrir ao meio um lombinho de porco e espalmar para que fique com a mesma espessura por toda a peça. Abrir uma farinheira e colocar o recheio no meio do lombinho. Enrolar e fechar com um cordel.DSC_5895 DSC_5896 DSC_5899DSC_5904Colocar o lombinho num tabuleiro e juntar 1 cebola cortada em meia-lua fina, 2 alhos picados e 1 colher de sopa de massa de pimentão. Regar com um pouco de vinho e com um fio de azeite. Levar ao forno a 150º pelo menos cerca de 45 minutos. Não se esqueçam de ir verificando a carne.

DSC_5911DSC_5916Nós acompanhamos este prato apenas com arroz branco.

DSC_5930 DSC_5931 Espero que gostem e bom apetite.

Equipamentos novos em casa

Esquecendo a parte do exaustor novo na cozinha, aproveitamos umas promoções da Worten.

Ao comprar isto:(O Alex mudou para o lado negro, o lado da maçã)

tivemos direito a um talão para depois comprar isto:27089 e mais isto:u_00146322 Que na nossa cozinha fica assim: DSC_5918Aproveitamos para fazer uns sumos que ficam assim:DSC_5932Para este sumo que rendeu cerca de 2 litros, e não só um copo, utilizámos: 1Kg de laranjas, 1 manga, 1 papaia, 2 pêssegos e cerca de 300gr de morango.

O sumo estava cheio de sabor e aroma, com bastante polpa, tal como gostamos. Há que beber este tipo de sumo bem fresquinho.

Agora com o Verão à porta havemos de fazer estas brincadeiras muito mais vezes. Esperem por novos textos e novas experiências.

15 dias sem cozinha

Começo por dizer que aposto que a maioria já ouviu várias histórias de horror de incêndios na cozinha. Infelizmente aconteceu-nos também...

Há duas semanas atrás estávamos a preparar uma pasta com vieiras e camarões quando aconteceu este problema. Estávamos a preparar o marisco, já tínhamos frito os alhos no azeite e colocámos as vieiras no azeite. Logo aí reparámos que estava algo mal pois começou a fazer muitos salpicos de gordura. Ao reparar nisso pedi à Ângela para ir buscar uma rede circular que usamos para tapar a frigideira quando isto acontece. Enquanto a Ângela se virou e chegou ao armário, toda a frigideira pegou fogo! 

Nestes momentos há sempre um instante em que se avalia a situação e se pensa em tudo o que nunca se deve fazer (como usar água para apagar o fogo). Após esse décimo de segundo  peguei num pano e comecei a tentar abafar o fogo. Logo de seguida a Ângela pegou noutro pano e atirou-o também para cima da frigideira, acabando por abafar por completo o fogo, isto tudo no espaço de 2 ou 3 segundos. Logo de seguida reparámos que a grelha do exaustor também estava a arder e usámos um pano para abafar. Quando tudo terminou retirámos a grelha por completo, para verificar se ainda havia mais alguma coisa a arder lá em cima. Felizmente não havia mas acabámos por assistir a uma cena digna de filme, o motor do exaustor estava a derreter pelos suportes e por consequência a cair, tipo esparguete.IMG_3675 DSC00170Isto tudo não durou mais do que 6 ou 7 segundo mas foi o suficiente para deixar o exaustor inutilizado. É absolutamente impressionante o poder destrutivo de um pequeno incêndio durante apenas alguns segundos. Sinto que na altura fizemos o que era preciso, sem congelar ou perder tempo, e que isso limitou muito os danos causados. No entanto, após isto não pudemos deixar de ficar a pensar no que podia ter acontecido se não estivéssemos à frente do fogão naquele momento ou se estivéssemos distraídos... É melhor não perder muito tempo a pensar nisso...

Entretanto já comprámos um exaustor novo, que também já instalámos, e conseguimos também reparar o nosso forno, que estava com dificuldades há já algum tempo. Finalmente estamos com a cozinha 100% funcional e por isso vamos voltar à carga com mais e novas receitas.

Pequena nota: A Nori também estava na cozinha quando tudo isto aconteceu. O raio da gata estava a dormir e a dormir ficou...