quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sushi-ya - Faro

Na nossa passagem pela costa sul do Algarve, não podíamos deixar de visitar o “irmão mais velho” de um nossos restaurantes preferidos em Lisboa, o Sushi-Ya de Faro.

O restaurante tem uma decoração muito típica japonesa, assim que entramos, ficámos apaixonados pela calma que transmite, tudo muito zen. O Sushi-ya de Faro tem uma sala interior e um pátio decorado com as lanternas japonesas de papel e bambu, achamos piada ao facto de se passar por uma parte da cozinha para se chegar ao pátio.

O menu para nós não foi grande surpresa, pois é bastante idêntico ao apresentado em Lisboa, tivemos uma sensação de peixe na água.IMG_5649

Desta visita, apenas temos de lamentar a demora do serviço. Sabemos que é bastante demoroso o processo, mas estivemos muito tempo à espera depois de fazermos o nosso pedido.

Enquanto estávamos à espera, aproveitamos para “brincar” um bocadinho com a fotografia, e saíram coisas giras como por exemplo

O Samurai:IMG_5651 A morsa assassina:IMG_5662 Vou-te comer:IMG_5665Matrix style: IMG_5682

Na nossa opinião, o Sushi-ya em Lisboa interpreta melhor o menu. Ainda bem que moramos quase ao lado…

L-Colesterol 2 – O novo

Não, não estamos a falar de um remake de um filme, o L-Colesterol é um restaurante que visitámos e sobre o qual escrevemos há cerca de 1 ano atrás (L-Colesterol 2009)

No início deste Verão um dos donos do restaurante deixou um comentário ao nosso post, agradecendo as nossas palavras e convidando-nos para visitar o novo restaurante, agora situado na Aldeia da Pedralva.

Não se assustem pois o L-Colesterol de Aljezur ainda funciona, mas agora apenas com menus de degustação com vários pratos incluindo as suas famosas tapas.

Voltando à Aldeia da Pedralva, aceitamos o convite e fomos visitar o novo L-Colesterol que mantém o mesmo ambiente e vivencia do anterior, com uma área de esplanada muito interessante.IMG_5448A comida continua com a mesma qualidade, continuando a ser uma referência naquela zona.

Para não variar muito começamos a nossa refeição com os famosos cogumelos recheados, que estavam para lá de bons. IMG_5437A nossa refeição não variou muito do ano passado, secretos de porco preto com arroz de farinheira e bife com manteiga, alho e pimenta e o doce da casa. Tudo bem regado com a famosa sangria de espumante.IMG_5440

IMG_5486IMG_5433Resumindo, muito obrigado pela refeição, que nos encheu os estômagos de alegria e também por nos darem a conhecer a Aldeia da Pedralva, um local de turismo de aldeia com muito bom aspecto que nos deixou curiosos de um dia experimentar.

PS: Agora a foto dos cogumelosIMG_5436

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Férias 2010

Há 2 semanas voltámos das nossas férias, ao fim de um ano que mais pareceram 2 ou 3 já estávamos mais do que desesperados por uns dias de descanso. Assim, depois de uma semana super atribulada a anteceder a nossa ida e um atraso de um dia na nossa saída lá fomos nós a caminho de Aljezur. Como não podia deixar de ser, pelo caminho parámos em S. Torpes para tirar o pó ao equipamento de mergulho. A água estava quente e calma, perfeita para o snorkeling não fosse o facto de já terem começado as mares vivas (as do mar mesmo e não o programa de tv…) e o mar começar a ter alguns pedaços de algas a esvoaçar, o que limitava um pouco a visibilidade.

IMG_4965.jpg
IMG_4967.jpg
IMG_4994.jpg

Das praias da linha de Aljezur vamos só salientar as condições perfeitas para a fotografia do meio aquático na praia de Monte Clérigo, as melhores que alguma vez tivemos, a surpresa da praia do Carvalhal, que não conhecíamos e nos deixou muito boas impressões e acima de tudo a praia da Bordeira, uma praia de dunas longas com ribeiro que enche na maré cheia, que nos deu um dos maiores sorrisos das ferias com a sua pacatez e isolamento. De resto, como sempre, Aljezur enche-nos as medidas, adoramos o ar que se respira por lá, a qualidade das praias, a calma, a variedade, enfim, tudo, até uma ida ao mercado é uma alegria.

IMG_5055.jpg
IMG_5143.jpg
IMG_5158.jpg
IMG_5270.jpg
Este ano tínhamos decidido fazer umas ferias bipartidas, para que não deixássemos de vivenciar Aljezur mas que nos permitisse explorar um pouco melhor as praias da costa Sul do Algarve. Ficámos sediados em Lagos, no parque da Turiscampo. As condições eram muito boas, bons espaços, boas condições sanitárias, piscina excelente, nada de especial a queixar excepto o facto de não terem uma zona de barbecue, o que nos impediu de fazer os nosso grelhados de verão que tão bem sabem. A escolha de Lagos prendeu-se com a promessa das praias da zona serem muito boas para o snorkelling. Visitámos as praias do Camilo e D. Ana mas infelizmente as condições não eram muito boas para o snorkelling pois o mar estava muito revolto e a água demasiado turva. Passámos ainda na praia da Marinha, na zona de Lagoa, eleita uma das melhores praias do mundo, e pudémos confirmar que realmente deve ser um sítio de eleição. De novo, infelizmente o mar já não estava em condições para o mergulho. Retirando o snorkelling da equação decidimos então aproveitar as águas quentes da costa mais oriental e assim fomos até à praia da Manta Rota e Oura. A Manta Rota foi uma das surpresas das ferias, sítio muito aprazível e organizado, com estacionamento gratuito, areia limpa, água transparente e muito quente. Estava um daqueles dias em que não há corrente a puxar na água mas mesmo assim há ondas relativamente altas… resumindo, estava perfeito. Acho que cada vez que íamos à água ficávamos lá por mais de 1h. A praia da oura foi outra das surpresas pois encontrámos lá um pouco de riqueza de vida marinha no chão rochoso da beira-água, que tanto nos delicia. Só foi pena o mar em si não estar muito favorável, com muitas algas e até algumas alforrecas…

IMG_5539.jpg
IMG_5580.jpg
IMG_5626.jpg
IMG_5644.jpg
IMG_5696.jpg
Assim chegou o fim das nossas ferias, pelo caminho de volta ainda passámos por duas praias da zona de Vila do Bispo, a praia da Boca de Rio, uma praia de seixos enormes, muito bonita e muito pouco explorada e a praia da Salema, muito calma e simpatico, onde demos os últimos mergulhos do ano(?).

IMG_5873.jpg
IMG_5879.jpg
IMG_5887.jpg

Os pontos mais altos das ferias deste ano foram o Carvalhal pela sua beleza e oferta em vida marinha, Bordeira pela paz e sorriso enorme que nos deixou ao longo do seu imenso areal e Manta Rota, pelas suas águas quentes.

1400km e 13 praias depois estamos de volta para enfrentar todos os stresses que começaram logo a cercar-nos.