quarta-feira, 26 de maio de 2010

AC Camargo Global Meeting of Translational Science

Depois de vos ter contado a minha opinião sobre São Paulo chegou a altura de vos falar um pouco sobre o congresso/curso que me levou lá. O curso foi organizado pelo Hospital AC Camargo e financiado pela FAPESP. Segundo o que me disseram concorreram mais de 300 pessoas de todo o mundo para ocupar cerca de 50 lugares. Algo importante e, julgo eu, irrepetível em qualquer outro local, é que nos pagaram todas as despesas de participação, viagem, alimentação completa, alojamento, etc.


O tema era a Ciência Translacional, a área que lida com a transferência de conhecimento da bancada dos laboratórios para a utilização clínica. Para lidar com este tema convidaram também dezenas de speakers internacionais, de áreas que variaram entre a oncologia e as neurociências. As várias sessões foram de nível muito elevado, embora, claro, algumas me dissessem mais que outras.


O congresso durou 2 semanas, como tinha dito num post anterior. Se por um lado esse factor foi responsável pelo estabelecimento de ligações fortes entre os participantes, por outro sinto que a meio da segunda semana já ninguém tinha paciência para mais seminários. Apesar de tudo acho que foi uma boa opção da parte da organização pois o grande objectivo era mesmo o estabelecimento de novas parcerias entre laboratórios.


Resumindo, foi um congresso muito completo, com muita gente interessante, seminários de elevada qualidade e muito conhecimento novo. Agora é só fazer por aproveitar o que lá aprendi.


Só para finalizar queria agradecer à organização, em especial ao Emmanuel Dias-Neto por tudo o que fizeram por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário