sexta-feira, 7 de maio de 2010

São Paulo

Já posso dizer que fui a São Paulo e sobrevivi! Até pode parecer que um grande feito mas no fundo não é. Antes de ir toda a gente dizia que aquilo é só crime, que são favelas de ponta a ponta da cidade, enfim, as maiores barbaridades. A São Paulo que eu encontrei é brilhante, arejada, limpa, evoluída, culta e alegre. Eu sei que neste momento podem estar a pensar que só andei de transfer ou táxi e que só pisei em solo seguro, daí a minha boa impressão. Pois enganam-se. Como sabem adoro andar a pé e foi isso mesmo que fiz durante estas duas semanas, quer dizer, isso e assistir ao Congresso.

sao-paulo1(http://adrianasassoon.files.wordpress.com/2009/05/sao-paulo1.jpg)

Andei por avenidas e ruas, lojas e centros comerciais, parques e jardins, de dia ou de noite e muitas vezes de mochila (com o portátil) às costas. Acredito que a cidade tem os seus perigos, tal como qualquer centro urbano, e que como tal existe crime, como é óbvio. No entanto acho totalmente injusto que se digam as barbaridades que me disseram nas semanas que antecederam a minha viagem, parece-me que muitas cidades europeias serão bem mais perigosas para turistas que S. Paulo.

Em todos esses caminhos percorridos encontrei uma cidade com um centro de arranha-céus, rodeada de zonas mais residenciais, umas mais nobres de vivendas e outras de prédios habitacionais. Uma cidade cheia de espaços verdes e árvores nos passeios que impressionam pelo porte e vivacidade, parece que lá estão há mais tempo que os seres humanos.

IMG_3336Uma cidade com um parque, o Ibirapuera, que deslumbra  e encanta pela variedade de vegetação, pela imensidão do espaço e pela vida que tem (estava cheio de gente a passear, fazer desporto, etc. IMG_3385Uma cidade cheia de cultura, com museus fabulosos como o MASP (um dos 20 melhores do mundo) ou o MAM, e livrarias que estão sempre cheias e contêm teatros onde são encenadas peças de nível altíssimo (Livraria Cultura, assisti a 2 peças de teatro lá – A Poltrona escura e A alma imoral). Como a minha amiga Sofia disse tão eloquentemente, o problema é que o Brasil vende-se mal, para fora só exportam futebol, samba e praia e deixam de fora tudo o que têm de bom no seu país.

Claro que nem tudo é lindo em S. Paulo. Num dos dias que tínhamos livre decidimos ir até à praia em Maresias, de autocarro… Tudo bem, até descobrirmos, a meio caminho, que a viagem levava 4:30h… Nessa viagem tive oportunidade de ver os arredores de S. Paulo, e ver aí as famosas favelas. Sinceramente, não são mais bonitas ou feias do que os muitos bairros de lata que ainda povoam tantos recantos do nosso país. Passada essa parte da viagem menos bonita, entrámos na Mata Atlântica, uma parede de selva densa e linda, verdejante e viçosa.

IMG_3238Foi um caminho lindo para a praia, valeu a pena o tempo dispendido. Quanto à praia, Maresias é um sítio fabuloso, uma enseada encostada entre serras, com mar batido, dado ao surf, e uns barzinhos simpáticos que servem caipirinhas em long drink… Quanto ao mar, quente como esperado, nem se dá pelo tempo passar lá dentro. Não ficámos lá muito tempo mas só saímos de lá já de noite e a água continuava óptima. A viagem de volta foi muito mais interessante, com o cansaço acabámos por adormecer e só acordar à chegada à Estação do Tietê.

IMG_3286

IMG_3316Resumindo, foi uma viagem marcante, uma introdução a uma cultura e um povo que eu verdadeiramente desconhecia, e que eu acredito a maior parte dos Portugueses continua a verdadeiramente desconhecer. É um unknown unknown… (quem esteve lá percebe…)

Para breve um pequeno report sobre o Curso em si.

2 comentários:

  1. Olá, benvindo de volta. Fico muito feliz com o teu relato pois, tal como tu, acho São Paulo uma cidade fantástica. Para mim, é a nova Iorque da América do Sul e concordo que o Brasil não se sabe vender.
    E' bom ver que resististe aos preconceitos e formaste a tua própria opinião, quanto a mim aquela que qualquer pessoa terá se se der ao trabalho de conhecer a cidade.
    Engraçado referires a peça "A Alma Imoral", na livraria cultura. Nem de propósito, eu também fui assistir a essa peça há cerca de um mês atrás
    Não conheço a praia de que falas, mas fica na lista. Quando puderes ir ao Rio de Janeiro, também não hesites... mais uma série de preconceitos que caem por terra!

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei a alma imoral, é uma peça linda com uma actriz fantástica um texto complexo mas cheio de sentido. Tive a sorte de assistir à última sessão naquele teatro e no fim sair de lá com uma cópia do livro que pedi à Clarisse para dedicar e autografar. :)

    Há outro pormenor delicioso, no fim da peça estivémos à conversa com a Clarisse para que trouxesse a peça para Portugal e ela dizia que lhe tinham dito que a peça era arrojada demais para o público Português... Nós tentámos demovê-la dessa ideia e ela deu o contacto à Inês, que conhece algumas pessoas no meio cénico Português, para ver se se consegue alguma coisa.

    Já agora digo mais uma coisa, não sabia nada de especial sobre a peça quando fui ver, só que era uma boa peça e que a Inês já a tinha visto 4 vezes, tudo o resto foi surpresa...

    ResponderEliminar