quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Peitos de frango com Parmesão e Presunto


Podemos iniciar esta mensagem descrevendo a nossa admiração pelo Jamie Oliver. Não seguimos os seus ensinamentos só porque há muitos Lemingues humanos a fazer o mesmo, seguimos o ideal culinário dele porque apesar de ser moderno, e até requintado, permanece fiel às bases da cozinha Mediterrânica que tanto adoramos. Confesso que temos mil livros de culinária em casa, e que os consultamos regularmente, e que procuramos novas receitas em vários locais, como a internet e TV, mas de vez em quando damos com mais uma receita nova do Jamie e acabamos por pensar sobre como é possível que ainda não tenhamos feito aquele prato...


Vamos à parte que interessa, nós encontrámos esta receita no podcast do Jamie, Ministry of Food, e pareceu-nos logo que tínhamos de a fazer o mais depressa possível. A receita é muito simples, como é apanágio da cozinha dele.

Começa-se por bater os peitos do frango até ficarem planos em todo o seu comprimento. Adiciona-se um pouco de tomilho por cima da carne e depois cobre-se com queijo Parmesão ralado. Por cima do Parmesão coloca-se um pouco de raspa de casca de limão (muito pouco) e tempera-se com pimenta.


A seguir tapa-se totalmente os peitos com fatias de presunto, de preferência, deixando uma margem de presunto maior do que o necessário pois ele vai encolher ao cozinhar.


Aquece-se uma frigideira com um pouco de azeite e quando esta estiver quente colocam-se os peitos com a parte do presunto para baixo. Deixa-se cozinhar durante 3 a 5 minutos, consoante a espessura da carne, e depois dá-se a volta, para tostar do outro lado. Espera-se 3 a 5 minutos de novo. Passado este tempo retira-se e coloca-se no prato. Antes de servir coloca-se umas gotas de vinagre balsâmico e de azeite por cima do presunto. Nós acompanhámos com uma salada temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico e um vinho da região do Dão, Palha Malhada 2001. Foi uma refeição divinal, que recomendamos vivamente.
Deliciem-se com o resultado final.

3 comentários:

  1. Parece me delicioso é só pena não dar para provar... falta uma tecla para degustar :)
    Gosto da hortinha do Oliver! Tem muita energia e boas ideias :) Bons petiscos!!

    ResponderEliminar
  2. Xiii, ganda bomba de colesterol! Mas que se lixe o maldito, porque no vosso lugar também não pensava duas vezes antes de fazer esta receita. Viva o Jamie.
    Vejam lá é se convidam o pessoal quando fizerem mais petiscos assim!

    ResponderEliminar
  3. O colesterol é eliminado pelo Palha Malhada.
    Bebam-se 2 copos e pronto...fica-se pronto para a sobremesa. Uns ovos moles, por exemplo :-)

    ResponderEliminar