segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fim-de-semana na cozinha

Para me entreter, resolvi fazer um pequeno jantar aqui em casa com algumas pessoas conhecidas. Assim o tempo ia passando e eu mergulhada na cozinha. Aproveitei também para pôr a uso umas peças em barro que compramos há umas semanas atrás, são peças de barro muito boas.

Para começar a noite começamos por uma uma alhada de vieiras com gambas seguido de um lombo de porco recheado com espinafres com queijo, acompanhado de arroz selvagem e salada. Não esquecer que foi tudo regado com 2 garrafas de Muralhas. – Obrigada Fernanda.

Segue agora a receita dos pratos:

Alhada de vieiras com gambas

Passar as vieiras e as gambas descascadas por água e secar muito bem com papel de cozinha. Cortar as vieiras ao meio na horizontal.
Temperar as vieiras e as gambas com sal e pimenta e polvilhar com farinha. Sacudir o excesso. Aquecer o azeite numa frigideira, sobre lume forte e introduzir os mariscos. Reduzir o calor para médio e saltear por 2 minutos, virando o marisco. Adicionar alho e o manjericão picadinhos, distribuindo bem. Deixar cozer por mais 2 minutos ou até que as vieiras estejam bem douradas e firmes. Regar com sumo de limão e servir.

P1130225

Lombo de Porco Recheado com Espinafres

Nesta receita temos de dar alguns golpes na carne de forma a abri-la. Eu prefiro pedir no talho que façam o trabalho, mas podem fazer os golpes da seguinte forma:

Dar um golpe a todo o comprimento do lombo de porco, a 2/3 da sua altura e até cerca de 2 cm da borda. No sítio onde terminou o golpe, introduzir de novo a faca e cortar em sentido inverso, de forma que ao abrir as abas da carne  e se obtenha um rectângulo.P1130210Espalmar bem a carne e temperar com sal e pimenta.
Cozer 1 embalagem de espinafres congelados em água com um pouco de sal, escorrer muito bem e espalhar os espinafres sobre o lombo de porco. Salpicar com queijo mozzarella, deixando uma orla a toda a volta para que ao enrolarmos a carne o recheio não saia. P1130214Enrolar a carne, apertando o melhor que se puder, esta parte é um pouco mais complicada, e atar com um cordel.

P1130217Colocar o rolo de carne num tabuleiro, esfregar com alhos picados e esmagados e regar com vinho branco, cerca de 1 dl por cada kg. Por cima, do rolo colocar umas nozes de manteiga. P1130222À volta do rolo, coloquei umas cebolinhas descascadas e cortadas ao meio. Levar ao forno numa temperatura média durante cerca de 1 a a hora e meia, virando a carne de vez em quando. Assim que estiver pronto é só servir.P1130228Peço desculpa pelas fotos, sei que a qualidade a que estão habituados não é a mesma, mas falta a mão mágica do maridão. Devo dizer que é muito complicado estar a fazer a comida e tirar fotos em simultâneo.

Infelizmente não deu para fazer nenhuma receita do novo livro da Nigella, mas já li o livro todo e ficaram algumas receitas debaixo de olho. Algo para experimentar dentro em breve.

6 comentários:

  1. Ohh, que vontade de ter estado na festa.... Tem tudo aspecto de ser delicioso... Já está quase no dia de voltar.

    ResponderEliminar
  2. Alex onde consegues arranjar as vieiras? Optimas receitas como sempre!

    ResponderEliminar
  3. Nós comprámos as vieiras congeladas no Continente ou Jumbo, já não me lembro bem. Elam vêm embaladas hermeticamente, já sem cascas. Quando chegar a casa pergunto à Ângela, pode ser que ela se lembre melhor.

    ResponderEliminar
  4. A confirmação: as vieiras foram compradas no Jumbo de Alfragide na zona do marisco congelado. Marca: DeltaFish

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela dica Alex. Eu adoro vieiras e estava com esperança que me dissesses que a arranjavas frescas :) Nada como uma Massa fresca com Vieras cozinhadas com alhos, vinho branco e um pouco de natas ;)

    ResponderEliminar
  6. que raio são vieiras? :)

    e quando é que fazem um livro suas pestes culinárias? :D

    isto de inspiração divina aos boxexos não dá com nada :P

    cloud

    ResponderEliminar