sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Às Escuras

Nada melhor do que uma experiência como prenda de aniversário.

Foi isso que aconteceu, ontem dia 06/08/2009, fomos jantar a um restaurante totalmente diferente, não só pelo estilo de comida, como pelo facto de se comer totalmente às escuras.

O jantar foi no Restaurante Bem-me-quer na Praça do Chile.

Bem me quer_01 logoesquerda_jantares

Chegámos à hora marcada para o jantar, tendo sido recebidos pela D. Paula, proprietária do restaurante, que nos explicou o que se iria passar. Nada de tentar fazer batota e acender isqueiros ou telemóveis: estão proibidos na sala escura.

Fomos encaminhados para a sala escura com os olhos fechados e lá já nos aguardava a D. Ana, pessoa que nos iria acompanhar durante todo o jantar. É ela que nos encaminha para a mesa, explica a posição dos objectos na mesa e descreve o que vamos comer.

Pequena nota, a D. Ana é uma pessoa invisual.

O menu de degustação foi fantástico, o mesmo incluía uma entrada, três sopas, três pratos e quatro sobremesas.

Como não conseguimos ver nada do que estamos a comer, os outros sentidos estão completamente apurados. Cada dentada na comida era uma surpresa, os vários sabores e cheiros iam despertando todo o tipo de emoções.

Este menu é elaborado pela D. Paula em parceria com o Cooking Lab, partindo de uma base de cozinha vegetariana e foi feito especialmente para convocar todos os sentidos neste jogo de identificar não só os sabores, mas os cheiros, os sons, as temperaturas, as texturas.

Imaginem-se a comer algo parecido com a textura do algodão doce, mas com sabor a leite-creme? Fantástico.

Até agora, as receitas do Cooking Lab continuam a surpreender-nos e mal podemos esperar pela próxima oportunidade de provar iguarias da cozinha molecular.

Para não variar existem pessoas que não se sabem comportar e infelizmente na mesma sala onde estávamos a jantar havia um grupo de 6 pessoas que eram bastante, como poderemos dizer.... estúpidas.

Falavam muito, mas mesmo muito alto, e de vez em quando lá aparecia um telemóvel ligado. Depois se não era o telemóvel era o Ipod... Se o ruído produzido por eles já era incomodativo, cada vez que aqueles aparelhos se ligavam acabavam por iluminar um pouco a sala, quebrando o ambiente e o espírito daquele jantar. Reclamamos algumas vezes com eles e inclusive teve de vir a D. Paula tentar por ordem na casa. Houve outro casal que lá estava que se foi embora antes dos cafés porque já estava a achar aquilo insuportável.

No final ainda deu tempo para falarmos um pouco com a proprietária do restaurante que nos pediu imensas desculpas e sugeriu-nos voltar lá novamente e que nos iria “encaixar” numa noite em que não haja grupos. Ela confirmou que quando há jantares para grupos acontece sempre qualquer coisa que não deveria. É claro que dissemos logo que iríamos aceitar o convite com muito agrado.

Recomendamos vivamente este restaurante e esta experiência. Ganhem confiança e deixem-se guiar por um mundo totalmente diferente.

Obrigada Alex por mais uma experiência INESQUECIVEL!

Sites para descubrir:

http://www.bem-me-quer.pt/

http://www.cookinglab.net/

escuras2

1 comentário:

  1. FANTASTICO! :) já parecem o pratas a achar restaurantes do demo!

    tenho de ir lá! :D

    Cloud

    ResponderEliminar