quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dicas para a máquina de fazer pão – MFP

Nos últimos tempos temos recebido muitos pedidos de ajuda para iniciação ao uso da MFP. Assim sendo, a pedido de várias pessoas, ficam aqui algumas dicas que poderão utilizar para domar o Bicho da MFP.DSC00154Na nossa opinião, antes de começarem a fazer as receitas que se encontram no manual da maquina, aconselhamos 1º a experimentar as farinhas pré-feitas, daquelas que é só misturar água. Estas farinhas já se encontram com bastante facilidade em qualquer supermercado. Existem as farinhas da Nacional (Pão Caseiro; Pão Rústico; Pão Completo), farinhas Branca de Neve (Pão Branco; Pão de Sementes e Pão de Brioche), farinhas da marca Continente, Jumbo, Lidl, etc.

Depois de ganharem confiança neste tipo de pão, podem começar a comprar farinha sem fermento, fermento de padeiro e glúten de trigo para produzirem as vossas próprias misturas e pães a gosto.

Nós aconselhamos a utilizarem o fermento de padeiro em pacote, já vem com a quantidade certa para 500gr de farinha. Este é o que utilizamos:clip_image002

O glúten é na realidade o elemento do trigo que o fermento usa para produzir gás e dar a elasticidade e leveza à massa. Normalmente as farinhas de trigo 65 e 55 (quanto mais baixo o número, mais fina é a farinha, quanto mais alto, mais integral) têm um baixo conteúdo em glúten e por isso convém suplementar para que o pão levede bem e fique alto e fofo. Nós colocamos sempre uma colher de sopa de glúten, sendo que quando utilizamos farinha integral colocamos 2 colheres. Atenção que existem pessoas com hipersensibilidade ao glúten.

Comecem por cortar a farinha pré-feita com farinha sem fermento. Por exemplo: 320ml de água, 250gr de farinha pré-feita e 250gr de farinha sem fermento. Para este exemplo podem utilizar um 1/2 saquinho de fermento de padeiro, 1 colher de sopa de sal e uma colher de sopa de glúten.

Depois é irem brincando com as farinhas que encontrem nos supermercados.

A base para o nosso pão é sempre a mesma: 320ml de água; 500gr de farinha; 1 pacote de fermento; 2 colheres de chá de sal; 2 colheres de sopa de glúten. Se quiserem/gostarem adicionem uma colher de sopa de azeite, para além de dar gosto também ajuda o pão a ficar mais fofo.

Nunca esquecer as regras básicas para fazer pão:

1º Não esquecer de encaixar a pá no fundo na cuba;

2º Colocar sempre os ingredientes líquidos em primeiro lugar dentro da cuba, e só depois se adicionam os sólidos. O fermento deve ser o último a ser adicionado, para não ficar em contacto com a água nem com o sal, evitando-se que entre em actividade antes do tempo pretendido. Por exemplo por cima da farinha colocar o sal do lado esquerdo da cuba e o fermento no lado direito;

3º Não abrir a tampa da máquina durante o tempo de repouso da massa;

4º O pão coze com a pá na máquina. Depois de o pão ter saído, já cozido, da máquina, é que retiramos a pá. Há máquinas que trazem um arame para puxar a pá de dentro do pão enquanto que outras não trazem este utensílio, mas consegue-se sempre tirar a pá depois de o pão estar feito;

5º Depois de a máquina apitar, sinalizando o fim da cozedura, deve-se retirar imediatamente o pão da cuba (não esquecer de tirar a pá se esta tiver ficado dentro do pão) para que este não ganhe humidade dentro da máquina. Depois de tirar o pão, este deve ser colocado em cima de uma rede para que possa arrefece;

6º Adicionem sementes ao pão integral! Não se esqueçam que se as incluírem na altura de amassar as sementes vão ficar na massa do pão, se as adicionarem depois da parte de amassar as sementes vão ficar na cobertura do pão.

Depois vamos colocando mais dicas, conforme nos forem pedidas.

E já sabem qualquer duvida, por favor perguntem.

DSC00158

7 comentários:

  1. onde compram as saquetas de fermento?

    ResponderEliminar
  2. Nós compramos o fermento, em qualquer supermercado (Pingo-doce; Continente; Jumbo) nos corredores de Pastelaria/doces.

    ResponderEliminar
  3. O que queria mesmo era fazer pão na máquina sem fermento, porque o meu filho tem intolerãncia alimentar.
    Podem ajudar?
    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
  4. BOA TARDE .

    TENHO A PANIFICADORA E SEMPRE FAÇO PÃO , SO QUE O PÃO INTEGRAL FICA MUITO FIRME E SECO AGORA VOU COMPRAR O GLUTEN PARA VER SE MELHORA.

    ResponderEliminar
  5. Olá meu amigo! Parabéns pelo blog!
    Estou querendo comprar uma máquina caseira de fazer pao, mas sao tantas opções que nem sei como começar! Vc poderia me dar algumas dicas para comprar maquina de pao? Por exemplo, que funções nao podem faltar de jeito nenhum?
    Abs, Tomaz

    ResponderEliminar
  6. a pá de amassar ficou grudada na cuba!!! socorro!!! como desgrudar? já tentei por agua fervendo e nada

    ResponderEliminar
  7. porque gruda o pão na panificadora na hora de tirar !

    ResponderEliminar