segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fim-de-semana na cozinha

Para me entreter, resolvi fazer um pequeno jantar aqui em casa com algumas pessoas conhecidas. Assim o tempo ia passando e eu mergulhada na cozinha. Aproveitei também para pôr a uso umas peças em barro que compramos há umas semanas atrás, são peças de barro muito boas.

Para começar a noite começamos por uma uma alhada de vieiras com gambas seguido de um lombo de porco recheado com espinafres com queijo, acompanhado de arroz selvagem e salada. Não esquecer que foi tudo regado com 2 garrafas de Muralhas. – Obrigada Fernanda.

Segue agora a receita dos pratos:

Alhada de vieiras com gambas

Passar as vieiras e as gambas descascadas por água e secar muito bem com papel de cozinha. Cortar as vieiras ao meio na horizontal.
Temperar as vieiras e as gambas com sal e pimenta e polvilhar com farinha. Sacudir o excesso. Aquecer o azeite numa frigideira, sobre lume forte e introduzir os mariscos. Reduzir o calor para médio e saltear por 2 minutos, virando o marisco. Adicionar alho e o manjericão picadinhos, distribuindo bem. Deixar cozer por mais 2 minutos ou até que as vieiras estejam bem douradas e firmes. Regar com sumo de limão e servir.

P1130225

Lombo de Porco Recheado com Espinafres

Nesta receita temos de dar alguns golpes na carne de forma a abri-la. Eu prefiro pedir no talho que façam o trabalho, mas podem fazer os golpes da seguinte forma:

Dar um golpe a todo o comprimento do lombo de porco, a 2/3 da sua altura e até cerca de 2 cm da borda. No sítio onde terminou o golpe, introduzir de novo a faca e cortar em sentido inverso, de forma que ao abrir as abas da carne  e se obtenha um rectângulo.P1130210Espalmar bem a carne e temperar com sal e pimenta.
Cozer 1 embalagem de espinafres congelados em água com um pouco de sal, escorrer muito bem e espalhar os espinafres sobre o lombo de porco. Salpicar com queijo mozzarella, deixando uma orla a toda a volta para que ao enrolarmos a carne o recheio não saia. P1130214Enrolar a carne, apertando o melhor que se puder, esta parte é um pouco mais complicada, e atar com um cordel.

P1130217Colocar o rolo de carne num tabuleiro, esfregar com alhos picados e esmagados e regar com vinho branco, cerca de 1 dl por cada kg. Por cima, do rolo colocar umas nozes de manteiga. P1130222À volta do rolo, coloquei umas cebolinhas descascadas e cortadas ao meio. Levar ao forno numa temperatura média durante cerca de 1 a a hora e meia, virando a carne de vez em quando. Assim que estiver pronto é só servir.P1130228Peço desculpa pelas fotos, sei que a qualidade a que estão habituados não é a mesma, mas falta a mão mágica do maridão. Devo dizer que é muito complicado estar a fazer a comida e tirar fotos em simultâneo.

Infelizmente não deu para fazer nenhuma receita do novo livro da Nigella, mas já li o livro todo e ficaram algumas receitas debaixo de olho. Algo para experimentar dentro em breve.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Com os azeites

Com o Alex fora, tenho estado a tentar arranjar pequenas coisas para ir fazendo, enquanto não é hora para estar à frente do portátil para falar com ele.

Numa dessas horas, passei numa livraria e comprei mais um livro de culinária que andava a namorar algum tempo.P1130196Não sei se já viram na TV o programa de culinária “Nigella Bites”, se não viram aconselho vivamente. Ela é fantástica a trabalhar na cozinha e adoro a forma como ela trabalha todos os ingredientes e o mais importante, ela é capaz de fazer um belíssimo prato em poucos minutos.

Estou mortinha para experimentar as receitas do livro. Com um pouco de sorte ainda sou capaz de o fazer já este fim-de-semana. Vamos ver se tenho tempo.

Foi num dos episódio da semana passada, que a Nigella utilizou um ingrediente que eu há muito, mas mesmo muito tempo não utilizo na culinária aqui de casa. O azeite aromatizado. Podem encontrar muitas qualidades de azeite aromatizado nas lojas gourmet, mas eu antigamente utilizava apenas 2 versões:

azeite com orégãos e azeite com alhoP1130204

Podem também optar por azeite com tomilho, alecrim, louro, manjericão, pimenta, etc. Basta utilizar a imaginação.

Estes azeites são muito bons quer seja para temperar saladas, peixes, pastas e podem ser mesmo utilizados para cozinhar.

Como fazer:

Em primeiro lugar, têm de esterilizar as garrafas, podem coloca-lás numa panela e deixar ferver água, ou o mais fácil, colocar as garrafas no micro-ondas e deixar 30 segundos na temperatura máxima (tenham atenção às partes metálicas).

Colocar dentro das garrafas os aromatizantes, neste caso dentes de alho cortados em quatro com sal marinho e folhas secas de oregãos. Encher as garrafas com azeite, tapar e guardar em local escuro e fresco durante 15 dias.

As duas garrafas já estão feitas e a descansar na dispensa. Agora só falta mesmo os dias passarem para os azeites serem utilizados numa bela salada e num peixinho grelhado.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Brasil

Cheguei. Estou bem. Ainda não falo Brasileiro… Quando tiver tempo digo mais alguma coisa.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Viagem de trabalho

Hoje em dia as nossas vidas estão cada vez mais globalizadas. Isso tem o seu lado positivo e negativo. Como positivo temos a possibilidade de troca fácil de conhecimentos, o contacto com novas formas de pensar e trabalhar. Como negativo temos a vida nómada que tal situação nos obriga a ter. Este domingo parto para S. Paulo para participar na 1st S. Paulo School of Translational Science.

É uma oportunidade excelente de marcar lugar entre 100 cientistas seleccionados nas melhores instituições de investigação do mundo, como Harvard Medical School, Johns Hopkins, MD Anderson Cancer Center, Weill Cornell, etc. Vão investigadores de todo o mundo, desde o Japão, Índia, Europa e Américas. Espero aprender muito, estabelecer novas amizades e contactos de trabalho, resumindo, vai ser uma oportunidade de sonho.

No lado oposto estão os sentimentos de afastamento de casa, que são exacerbados pelo facto de o curso durar 2 semanas. Nunca estive longe da Angie durante tanto tempo e sem dúvida é algo que vai custar. Nós somos muito próximos um do outro, por isso não poder tocar-lhe, beijá-la, estar próximo dela durante 14 dias vai ser a coisa mais custosa que já passei.

Como vêem, parto com sentimentos conflituosos, por um lado excitado pelas oportunidades que podem surgir num evento deste género e por tudo o que posso aprender lá, por outro de coração apertado pela distância física que nos vai separar durante 14 dias. Espero que as videoconferências e telemóveis com roaming possam ajudar a suprir um pouco essa falta.

Até à minha volta! Não… eu vou escrevendo de lá, se tiver tempo…

terça-feira, 6 de abril de 2010

Vieiras com Pasta Negra

Já há muito tempo que andávamos com curiosidade para experimentar massa negra. Não, não estamos a falar a falar de esparguete bolorento… Massa negra é feita da mesma maneira que as massas normais mas depois são embebidas em tinta de choco, o que lhes dá a cor característica e um sabor inconfundível. Para nossa primeira experiência com pasta negra decidimos fazer uma pasta de marisco, com vieiras e camarão.

DSC_4859Numa frigideira grande, derreter a 1 c.sopa de margarina em fogo médio e refogar o 1 alho picado e a 1 cebola pequena, cortada em meia lua fina, até ficar translúcida. Adicionar 1 dl vinho, sal, pimenta e 1 chávena de queijo Parmesão ralado. Adicionar 1 dl de caldo de galinha, as Vieiras e as Gambas. Aumentar o calor e deixar cozinhar durante 7 a 8 minutos.

DSC_4881Enquanto isso, levar uma panela grande com água e sal a ferver. Adicionar a massa e deixar cozinhar por 8 a 10 minutos ou até ficar al dente. Misturar a massa com as vieiras, adicionar a salsa picada e polvilhar com queijo.

DSC_4884 DSC_4885

Eis o que restou…

DSC_4891

Lombinhos de porco com crosta de broa e azeitona

Eis mais uma receita capaz de impressionar, não só pelo aspecto como pelo sabor incomum e delicioso. Uma maneira diferente de fazer lombo de porco. Só para referência, nesta receita usámos lombinho de porco preto.

Temperar o lombo de porco com sal e pimenta. Derreter 1 c.sopa de margarina numa frigideira larga com tampa. Refogar um alho picado e a cebola pequena cortada em meia lua fina, até ficar translúcida. Introduza a carne e deixe alourar de todos os lados.Tape e deixe cozinhar sobre lume moderado. Quando a cebola começar a dourar, refresque a carne com o 1 dl de vinho e deixe cozinhar até estar tenra.DSC_4869Entretanto, tirar a côdea a 1 fatia de broa de milho e esfarelar o miolo muito bem com as mãos. Juntar a gosto as azeitonas pretas descaroçadas finamente picadas e juntar também a gosto coentros picados.

DSC_4865Espalhar a pasta de azeitona e broa sobre o lombo de porco e levar ao forno por breves minutos só para gratinar um pouco a crosta.

DSC_4874

DSC_4883DSC_4892