Para me entreter, resolvi fazer um pequeno jantar aqui em casa com algumas pessoas conhecidas. Assim o tempo ia passando e eu mergulhada na cozinha. Aproveitei também para pôr a uso umas peças em barro que compramos há umas semanas atrás, são peças de barro muito boas.
Para começar a noite começamos por uma uma alhada de vieiras com gambas seguido de um lombo de porco recheado com espinafres com queijo, acompanhado de arroz selvagem e salada. Não esquecer que foi tudo regado com 2 garrafas de Muralhas. – Obrigada Fernanda.
Segue agora a receita dos pratos:
Alhada de vieiras com gambas
Passar as vieiras e as gambas descascadas por água e secar muito bem com papel de cozinha. Cortar as vieiras ao meio na horizontal.
Temperar as vieiras e as gambas com sal e pimenta e polvilhar com farinha. Sacudir o excesso. Aquecer o azeite numa frigideira, sobre lume forte e introduzir os mariscos. Reduzir o calor para médio e saltear por 2 minutos, virando o marisco. Adicionar alho e o manjericão picadinhos, distribuindo bem. Deixar cozer por mais 2 minutos ou até que as vieiras estejam bem douradas e firmes. Regar com sumo de limão e servir.
Lombo de Porco Recheado com Espinafres
Nesta receita temos de dar alguns golpes na carne de forma a abri-la. Eu prefiro pedir no talho que façam o trabalho, mas podem fazer os golpes da seguinte forma:
Dar um golpe a todo o comprimento do lombo de porco, a 2/3 da sua altura e até cerca de 2 cm da borda. No sítio onde terminou o golpe, introduzir de novo a faca e cortar em sentido inverso, de forma que ao abrir as abas da carne e se obtenha um rectângulo.Espalmar bem a carne e temperar com sal e pimenta.
Cozer 1 embalagem de espinafres congelados em água com um pouco de sal, escorrer muito bem e espalhar os espinafres sobre o lombo de porco. Salpicar com queijo mozzarella, deixando uma orla a toda a volta para que ao enrolarmos a carne o recheio não saia. Enrolar a carne, apertando o melhor que se puder, esta parte é um pouco mais complicada, e atar com um cordel.
Colocar o rolo de carne num tabuleiro, esfregar com alhos picados e esmagados e regar com vinho branco, cerca de 1 dl por cada kg. Por cima, do rolo colocar umas nozes de manteiga. À volta do rolo, coloquei umas cebolinhas descascadas e cortadas ao meio. Levar ao forno numa temperatura média durante cerca de 1 a a hora e meia, virando a carne de vez em quando. Assim que estiver pronto é só servir.Peço desculpa pelas fotos, sei que a qualidade a que estão habituados não é a mesma, mas falta a mão mágica do maridão. Devo dizer que é muito complicado estar a fazer a comida e tirar fotos em simultâneo.
Infelizmente não deu para fazer nenhuma receita do novo livro da Nigella, mas já li o livro todo e ficaram algumas receitas debaixo de olho. Algo para experimentar dentro em breve.