sexta-feira, 23 de abril de 2010

Com os azeites

Com o Alex fora, tenho estado a tentar arranjar pequenas coisas para ir fazendo, enquanto não é hora para estar à frente do portátil para falar com ele.

Numa dessas horas, passei numa livraria e comprei mais um livro de culinária que andava a namorar algum tempo.P1130196Não sei se já viram na TV o programa de culinária “Nigella Bites”, se não viram aconselho vivamente. Ela é fantástica a trabalhar na cozinha e adoro a forma como ela trabalha todos os ingredientes e o mais importante, ela é capaz de fazer um belíssimo prato em poucos minutos.

Estou mortinha para experimentar as receitas do livro. Com um pouco de sorte ainda sou capaz de o fazer já este fim-de-semana. Vamos ver se tenho tempo.

Foi num dos episódio da semana passada, que a Nigella utilizou um ingrediente que eu há muito, mas mesmo muito tempo não utilizo na culinária aqui de casa. O azeite aromatizado. Podem encontrar muitas qualidades de azeite aromatizado nas lojas gourmet, mas eu antigamente utilizava apenas 2 versões:

azeite com orégãos e azeite com alhoP1130204

Podem também optar por azeite com tomilho, alecrim, louro, manjericão, pimenta, etc. Basta utilizar a imaginação.

Estes azeites são muito bons quer seja para temperar saladas, peixes, pastas e podem ser mesmo utilizados para cozinhar.

Como fazer:

Em primeiro lugar, têm de esterilizar as garrafas, podem coloca-lás numa panela e deixar ferver água, ou o mais fácil, colocar as garrafas no micro-ondas e deixar 30 segundos na temperatura máxima (tenham atenção às partes metálicas).

Colocar dentro das garrafas os aromatizantes, neste caso dentes de alho cortados em quatro com sal marinho e folhas secas de oregãos. Encher as garrafas com azeite, tapar e guardar em local escuro e fresco durante 15 dias.

As duas garrafas já estão feitas e a descansar na dispensa. Agora só falta mesmo os dias passarem para os azeites serem utilizados numa bela salada e num peixinho grelhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário