Neste domingo que passou tivemos cá em casa 2 grandes amigos que dentro de algum tempo vão passar a ser 3 grandes amigos: A Rita, o Mestre e o pequenino Guilherme.
Para variar não fizemos um almoço ou mesmo um jantar, mas sim lanchezito. Aproveitámos e fizemos mais um pão no forno e umas bolachinhas típicas para chá.
Bolinhos de Canela
Dissolver 12gr de fermento de padeiro em 1 dl de leite. Juntar ao leite 320gr de farinha, 70gr de açúcar e 1 colher de chá de canela. Amassar e deixar repousar cerca de 20 minutos num lugar quente. Depois deste tempo, voltar a amassar e fazer pequenas bolinhas e colocar-las num tabuleiro com manteiga e farinha. Deixar levedar novamente em local quente durante 15 minutos. Por fim, pincelar com 1 gema de ovo e levar ao forno a 170º, por cerca de 15 minutos.
Bolachinhas em Espiral
Bater 150gr de açúcar com 100gr de margarina até obter um creme. Juntar 1 ovo e 150gr de farinha com 1 colher de sopa de fermento em pó. Continuar a mexer até obter uma massa homogénea. Adicionar mais 150gr de farinha, misturando com uma colher de pau. Retirar da massa cerca de 1/3 e juntar a esta proporção 1 colher de sopa de cacau em pó, previamente misturado com 1 colher de sopa de leite. Deixar as 2 massas a repousar durante 1 hora no frigorifico. Estender a 1 massa, com a ajuda de um rolo e de farinha, num rectângulo com 0,3cm de espessura. Por cima estender a massa com o cacau e enrolar apertando bem. Embrulhar o rolo em folha de alumínio e colocar no congelador durante 1 hora. Cortar o rolo em fatias com cerca de 0,5cm de espessura e colocar-las deitadas num tabuleiro com manteiga e farinha. Levar ao forno a 200º, por cerca de 8/10 minutos.
Fizemos um pão de mistura com sementes e resolvemos dar-lhe uma forma diferente. Fizemos uma coroa com a massa levedada, e antes de a colocar no forno, enfarinhamos a massa e cortamos com uma tesoura. Removemos cada ponta para o exterior, e o resultado foi muito bom.
Adoramos fazer sempre qualquer coisa especial para pessoas especiais e desta vez não foi excepção. Obrigado pela companhia.
Agradecemos o miminho e ficamos de fazer o rematch cá em casa. A máquina do pão já cá canta. :)
ResponderEliminarObrigado
OK,se precisarem de receitas para pão, avisem.
ResponderEliminarAbraço